quinta-feira, 5 de junho de 2008

Hidratos... O que são??? O que causam???

Hidratos...

Um dos maiores inimigos da exploração de petróleo no fundo do mar são os compostos conhecidos como hidratos, que entopem os dutos que transportam o óleo do poço até a superfície. Esses compostos se formam em condições comuns nas linhas submarinas de transmissão de petróleo: sob baixa temperatura e pressão elevada e na presença de água e gás natural.

Na verdade, os hidratos nada mais são do que moléculas de água que, ao mudar para a fase sólida, 'aprisionam' moléculas de gás natural. Eles formam blocos de gelo que bloqueiam os dutos, causando prejuízos da ordem de centenas de milhares de dólares.

Enquanto o óleo está passando pelas linhas de transmissão, não há problema, pois ele sai dos poços submarinos em altas temperaturas, cerca de 60 ºC. A complicação surge quando a passagem do petróleo tem que ser interrompida, para a manutenção dos poços, por exemplo. Nesse caso, os dutos se resfriam gradativamente até atingir as temperaturas favoráveis à formação de hidratos, cerca de 4 ºC.

Uma das soluções para não ocorrencia de hidratos na produção de petróleo, é aquecer as linhas de transmissão submarina de petróleo enquanto elas estiverem inativas. Na imagem acima podemos ver a descrição de um duto alimentado eletricamente para manter a linha de produção aquecida, para evitar o ambiente de formação de hidratos de gás.

Abaixo pode-se observar a aparencia de um hidrato de gás. ele parece com o "gelo" comum, porém é inflamável, devido ao gás natural...



Um abraço a todos e fiquem na pazzz...


Jari :-]

3 comentários:

Jonata Biehl disse...

Olá Jari, gostei muito dessa informação de hidratos... Sabes me informar a referência para citação?

Abraço

Jonata Biehl disse...

Olá Jari, gostei muito dessa informação de hidratos... Sabes me informar a referência para citação?

Abraço

Unknown disse...

Gostei muito deste sistema de aquecimento elétrico pois não conhecia, mas com intenção de colaborar com o artigo usa se também a injeção de óleo diesel nas linhas nos casos de parada da planta de processo preenchendo toda a linha afim de evitar a formação de hidratos.